Os Encavernados

Muitos personagens bíblicos passaram por momentos em que precisaram se refugir em uma caverna. Escondendo-se do mal que se aproximava, remoendo a vergonha dos pecados cometidos, repassando a caminhada com Deus, por diferentes motivos foram encavernados. Talvez o objetivo nem fosse encontrar-se com Deus, mas é inevitável consequência. Vamos analisar dois encavernados, Elias e Davi.

Elias tinha um problema. Ele vinha passando por enfrentamentos no seu ministérios, todos os profetas haviam sido mortos e ele era o último que restara. Ele orou entregando sua vida a Deus, se sentia um fracassado, apesar de não ter cometido nenhum pecado. (1 Reis 19:3) Deus então enviou um anjo para tocar Elias e o alimentar. Mesmo assim, Elias quis esconder-se dos israelistas pagãos que o tentavam matar. Elias quis se encavernar. Deus lhe perguntou “O que você está fazendo aqui, Elias?” (1 Reis 19:8-15). Para sair da caverna, Elias falou diretamente com Deus, que o tirou de lá e o conduziu pelo deserto para cumprir seu propósito de vida profética.

A caverna era um lugar de tristeza. Davi tinha um problema. Após o casamento de Davi com Mical, Saul viu que Deus estava com Davi e por isso o temeu. Se tornou seu inimigo e desde então planejava matá-lo. Davi quis se encavernar. Em 1 Samuel 22:1-2 temos que Davi em fuga de Saul se esconde numa caverna onde se ajuntam com ele homens em dificuldades, endividados, amargurados de espírito e insatisfeitos. Era esse tipo de pessoa que se encavernava. E na caverna Davi compôs o Salmo 142, levantou um clamor ao Senhor por ajuda diante dos inimigos. Para sair da caverna, Davi falou diretamente com Deus (Salmo 144:1-2).

Aconteceu com Elias, um profeta ímpar na história de Israel. Aconteceu com Davi, rei, adorador, um homem segundo o coração de Deus. Acontece com muitos de nós quando passamos por grandes dificuldades, quando nos entristecemos ou não sabemos como agir. Nos refugiamos em cavernas espirituais, nos isolamos. Quando muito, procuramos a companhia de outros encavernados, pessoas que carregam também o espírito amargurado, que estão tristes como nós estamos.

E o que aprendemos com os encavernados? Podemos nos esconder dos problemas, mas isso não os fará se resolver. O problema de Elias só foi resolvido quando ele  falou diretamente com Deus. O problema de Davi só foi resolvido quando ele falou diretamente com Deus. Nossos problemas só serão resolvidos quando falarmos diretamente com Deus.

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

1 comentário

  1. edilsom

     /  abril 21, 2012

    Não tem como nos escondermos do Criador,Cristo disse tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome ser lhe a concedido,não tem como pedir a pessoas tenha ela o titulo que tiver,para que servem títulos dados por homens,as pessoas tem olhos e não vêem,tem ouvidos e não ouvem,o Criador disse:Eu serei o seu Deus e vocês o meu povo e tudo que precisares Eu proverei,,em Isaías fala sobre religiões criadas pelos homens,em Lucas 16,16,diz que findou os profetas,porem homens continuam se intitulando profetas,dentro das seitas,as pessoas teimam em fazer suas vontades e não se preocupam com a vontade do Criador,ai esta todo problema das pessoas e das religiões,,na oração que Cristo ensinou diz,que seja feita a sua vontade,na terra e no céu,porque as pessoas fazem a vontade dos homens e não a do Criador,o Criador disse,meu povo foi destruído por falta de conhecimento,a ignorância é a maior trave que possa existir no olho de alguém,só ler a bíblia não é suficiente,e os cultos das seitas não servem para nada,só um coração contrito no Criador leva a salvação,gosto de estar contigo porque sei que andas na verdade,e por todos os lugares que andou o Criador estava contigo,a figueira da frutos para alimentar a outros ,Paz irmã na graça daquele que criou todas as coisa,YHWH,nosso ABA.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: