Crer é superior a entender

Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (At 16:31)

Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (At 16:31)

Algumas pessoas se desgastam muito tempo procurando entender o que Deus tem para suas vidas, buscando compreender os planos de Deus. Ora, esse parece ser um desejo muito mais coerente para Jó do que para qualquer um de nós. Jó sofreu em vida tudo aquilo que geralmente era castigo dos homens maus e perversos, daqueles que não obedeciam aos mandamentos do Senhor.

Mas contra Jó não pesava nenhuma condenação e por isso ele não compreendia a dor que estava passando. Perdeu seus filhos e filhas, empregados, rebanhos, saúde, amigos, honra. Muitos o aconselharam, sua mulher lhe recomendou amaldiçoar a Deus e morrer, pois seria um sofrimento menor. Mas Jó teve um encontro com Deus e ao final de sua conversa ele reconheceu a superioridade dos planos de Deus.

Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, vistoq ue sou tão ignorante. É que falei de coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. (Jó 42:2-3)

Jó reconheceu que não podia compreender a Deus e que em suas reclamações atentou contra a sabedoria divina. Salomão também nos alerta sobre a inutilidade de tentarmos compreender os propósitos de Deus.  Ele viu que por mais que a gente se esforce, nunca entende. Que as cosias que Deus faz, não se pode entender. (Ec. 8:16-17; 11:5)

Se é o Senhor quem dirige nossos passos, como poderemos entender a nossa vida? (Pv. 20:24)

O Pai trabalha de forma misteriosa demais para compreendermos e é por essa grandeza que devemos exercitar a fé. Paulo afirma que a fé nos justifica e nos possibilita sermos salvos. (Rm 5:1; Ef. 2:8). E basta uma fé pequena, menor que o grão de mostarda, menor que o gergelim que vai em cima do sanduívhe. (Mt. 17:20)

Por isso, é muito superior crer em Deus do que tentar entendê-lo. Mais do que nos preocupar com por quê passamos tantas lutas ou por quê Deus permite que certas coisas aconteçam na nossa vida, é melhor gastarmos nosso tempo ouvindo a Palavra, lendo, meditando. (Rm. 10:17) Isso aumenta nossa fé e, assim, nos torna mais próximos do Senhor e de seu Reino.

Anúncios
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Uli

     /  julho 27, 2010

    amém!

    Responder
  2. A gente quer, na maior parte do tempo, forçar Deus a pensar como nós, dar uma explicação plausível para o que Ele faz em nossas vidas. Mas na verdade, não há como. Se O aceitamos, aceitamos tudo o que vem com Ele, inclusive os Seus mistérios. Tentar entender o agir de Deus é como tentar pressioná-lO a fazer nossas vontades. A solução realmente está em crer. Crer sem tentar desvendar qualquer coisa.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: