O lugar da tristeza

Vou colocar aqui o trecho que me motivou a escrever:

Em sinal de tristeza, Josué rasgou a sua roupa e se jogou no chão, com o rosto em terra, na frente da arca da aliança de Deus, o Senhor. Os líderes de Israel fizeram a mesma coisa e ficaram ali com Josué até de tarde. E fizeram como ele também jogaram terra na cabeça para mostrar que estavam tristes. (…) O Senhor Deus respondeu a Josué: — Levante-se! Por que é que você  está desse jeito, com a cara no chão? (Josué 7: 6 e 10)

A passagem de Josué 7 conta sobre o pecado de Acã. Ele havia roubado despojos da conquista de Jericó contrariando a ordem dada pelo Senhor. Acã ocultou seu pecado. Josué enviou homens para conquista a cidade de Ai. Porém, eles foram derrotados pelo frágil exército de Ai. Josué se entristeceu. Ele sabia que as suas vitórias só aconteciam porque Deus guerreava por eles. (Js. 5:13-15) Ser derrotado por Ai era um tiste anúncio de que o Senhor havia se retirado das batalhas de Israel.

1- Josué se entristeceu no lugar certo: a presença de Deus

Não ter Deus guerreando pela sua causa, desanima qualquer servo de Deus. Josué se entristeceu. Os líderes do povo ficaram tristes. Sofrendo com uma terrível derrota que desencorajou seu povo, o desencorajou como líder e tirou-lhe a perspectiva, Josué se prostrou, se jogou no chão em frente à Arca da Aliança. Sabe o que a Arca representava? A presença de Deus, símbolo do seu poder e da aliança com seu povo. Esse é o lugar ideal da tristeza. É o melhor lugar para se sentir desnorteado, indignado, sem compreeender os rumos da sua vida.

Josué sabia que como líder ele não havia falhado, mas a ausência do exército celestial na batalha contra Ai o fez procurar a presença do Sehor poara expressar sua tristeza. Os líderes também se jogaram ali na frente da Arca e ficaram com Josué até o entardecer. Depois se retiraram. Mas a Bíblia diz que Josué permaneceu. Por quê Josué ficou mais tempo?

Primeiro porque ele era o profeta de Israel. Segundo porque ele queria respostas para sua tristeza e não se levantaria sem sabe como recuperar sua aliança com Deus.

2- Ele não se importou com aparências ou circunstânscias

Josué havia rasgado suas vestes. Deixou seus afazeres de lado durante todo o dia e ficou até anoitecer clamando a Deus. Não importavam aparências ou ocupações. E Deus notou o clamor de Josué e o respondeu.

3- Persistiu até ter seu clamor respondido e obedeceu

Não adianta apenas se jogar na presença do Senhor com lágrimas. O choro não pode te ensurdecer. É preciso ouvir e seguir na direção que Deus lhe apontar, se quiser obter restauração para sua vida. E Deus orientou Josué sobre o pecado oculto em Israel e lhe deu instruções, que de manhã dispusesse o povo em tribos e o Senhor indicaria aquele que pecou para que pudessem purificar o povo.

Eu penso que Josué nem dormiu naquela noite, porque quando quero uma resposta de Deus eu viro a noite em claro. A Bíblia conta que de madrugada  ele convocou Israel segundo suas tribos e resolveu o assunto. Ele voltou a ser feliz porque trilhou corretamente a direção que Deus lhe deu.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: