TALITA CUMI

“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é:
Menina, a ti te digo, levanta-te”. (Marcos 5:41)
“Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos,
e Cristo te iluminará”. (Efésios 5:14)

Essa semana a menina aprendeu que quando Deus pede a gente pra abrir mão de algo só podem ser duas coisas: ou quer testar nossa fidelidade como fez a Abraão pedindo Isaque, ou quer nos dar infinitamente mais, como fez a Jó.

Porque Abraão estava disposto a entregar o que lhe era mais precioso na vida terrena, o tão desejado filho da promessa, é por isso que o Senhor honrou a Abraão. Porque ele estava disposto (Eis-me aqui) e confiou em fazer o que tinha de ser feito (não me negaste teu filho), e por isso foi abençoado e nele Deus nos abençoou (em tua descendência serão benditas todas as nações da terra). Abraão foi especial no quesito de abrir mão porque saiu de Ur para ir a uma terra onde ninguém nunca havia falado e que nem ele sabia por onde ficava. Ele abriu mão da zona de conforto em que vivia para seguir e servir a Deus como tinha de ser.

Abrãao foi o cara. Mas pode ser que a história da menina esteja mais para Jó que para Abraão.

Jó era temente a Deus, conhecido até por Satanás por sua forma ímpar de servir a Deus. Foi envergonhado e abandonado (até os que eu amava se tornaram contra mim). Sozinho, ele foi temente e fiel. Muitos disseram a Jó que amaldiçoasse seu Deus, mas ele não o fez (não falarão os meus lábios iniqüidade), porque queria ser aprovado (provando-me ele, sairei como o ouro). E Jó se curvou a Deus, serviu mesmo na dor e conheceu a Deus profundamente não apenas de ouvir (agora te vêem os meus olhos) e foi restituído (o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía).

A menina está com o coração em chamas, de um lado o desejo louco de deixar casa, emprego, cidade, família, tudo e fazer alguma coisa porque a menina quer viver para exaltar o nome de Jesus e tem feito muito pouco. De outro as incertezas e dúvidas que se implantaram na mente da menina para além da sabedoria, porque a menina já sabe que TUDO o que se é, se é por causa do Reino do Senhor. A menina já aprendeu que Deus não quer migalhas de adoração e não se pode servir a Deus em cima de um muro, deve-se optar por um lado. Deus quer ser adorado e servido integralmente, a menina se comove, mas por quê não se move? Terá a menina que morrer novamente? Até quando Deus o Eterno chamará pela menina? Até quando lutarão os anjos para que a menina fique indecisa? Essa entrega está no coração da menina, mas não se vê ainda na sua vida. Porque se faz preciso morrer totalmente para o mundo e viver para Cristo, tomar a sua cruz, segui-lo, servir sem pensar em como ou porquês, servir com TUDO o que EU SOU O QUE SOU desejar. Há vidas morrendo em todo o mundo, há vidas morrendo na esquina da minha rua, há vidas morrendo no meu trabalho, por toda parte. Quem irá? Menina, levanta-te! Talita cumi!

Referências bíblicas utilizadas para iluminar essas inquietações da menina:

“Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. […] E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. […] Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. […]e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” (Gênesis 22: 1-2; 10; 12; 16-18)

O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.[…] Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim. […] Mas ele sabe o caminho por que eu ando; provando-me ele, sairei como o ouro. […] Vive Deus, que me tirou o direito, e o Todo-Poderoso, que me amargurou a alma; enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu nariz, não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano. […] Então respondeu Jó ao Senhor: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. […] Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. […] O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.” (Jó 1:21; 19:19; 27: 2-4; 42: 1-2, 5, 10)

Deixe um comentário

20 Comentários

  1. Teo

     /  agosto 13, 2008

    Bia, compartilho de sua inquietação. Mas acredito que essa dúvida será dissipada com uma profunda certeza quando for a hora, independente de evidências em contrário.

    Que tenhamos ouvidos sensíveis à voz de Deus.

    Responder
  2. Saparada é o Amor

     /  agosto 14, 2008

    A menina não está sozinha… Existe um menino assim também.
    Ele fica triste ao olhar pra si e ver que ainda não é o que o EU SOU O QUE SOU, quer que ele seja.
    O menino pensa: Temos uma palavra de vida eterna que ilumina nosso caminho, temos um sangue que nos purifica de toda iniquidade e um Amor incomparável que nos constrange… O que nos falta? ele se pregunta…
    Levantai ó portas!
    Como disse o mestre: Trabalhai enquanto é DIA, pois vem a NOITE em que ninguém pode trabalhar…
    O Sol ainda está brilhando!

    Saparada is love…

    Obs.: Desculpe o excesso… mas é o que senti ao ler seu texto.

    Responder
  3. Bia

     /  agosto 14, 2008

    Teo: Tu tem razão… quando for o tempo certo as dúvidas não existirão e tudo fluirá!

    Moço das Tranças: Saparada é o amor mesmo rs… Muito me acalma e me conforta saber que tem um menino assim. Dos excessos, são totalmente permitidos.

    Responder
  4. Vini

     /  agosto 15, 2008

    Nossa parabéns esse texto está muito bom mesmo hein, vlw pelo post e volte sempre quando quiser

    bjos
    vini
    undervini.blogspot.com

    Responder
  5. berg

     /  dezembro 14, 2010

    DEUS,nois deu a vida e ela nois temos que cuidar, sei que e muito dificil mais tem um leao atraz para nois tragar,FÈ E MUITO FACIL FALAR E IMAGINAR MAIS ISSO SIM E Q E FÈ FQ SEMPRE COM DEUS! BERG! LINDEMBERG CHAGAS FILHO DE DEUS E SEUS IRMAOS

    Responder
  6. michele

     /  julho 26, 2011

    essas palavras sao muito reais e isso acontece a cada dia em nossas vidas eu sei pois estou nesta mesma situacao e luto contra o meu eu eoutras voses deste mundo terrivel com cristo e vencer ou vencer continue esta bencao escritora nas maos do senhor amen;;;;

    Responder
  7. Abel

     /  janeiro 20, 2012

    A ”menina” deve abrir mão de ser seduzida com as benesses desse mundo e adormecer!

    Responder
  8. Talitinha

     /  fevereiro 21, 2012

    Eu realmente sinto que tem hora que Deus precisa ordenar que a gente se levante com a própria voz que a gente reconhecer pela força que sentimos em nosso coração. A menina tem muitas duvidas porque é humana, mas temos que ser fortes como Abrão e Jó e entregar tudo nas mãos de Deus que tanto nos ama.. Ele pode tudo..a gente não tem que entender o que ele faz na hora que a gente quer.. não faria sentido.. temos que apenas levantar obedecendo a ordem daquele que nos fortalece SEMPRE!!

    Responder
  9. Ola querida, quão bonita e a tua biografia.
    Uma história de vida muito bonita. Lendo esse post vi que é tão bonito esse chamado de Deus… e acabei me recordando de algumas amigas que sentirão algo parecido, ou ate mesmo.. algo pro mesmo sentido..
    Gostaria de apresentas a você a Fraternidade Tatila Cumi, faça algumas pesquisar e veja a missão, o carisma e o chamado.
    Posso estar equivocada, se sim peço perdão. Mas tbm posso estar te apresentando um dos caminhos do Senhor.

    Rezarei por ti, e desejo a voz a luz de Cristo.

    Responder
  10. Muito interessante esse site e muito inspirador,pois daqui podemos tirar lições e decisões para a nossa vida

    Responder
    • Obrigada, volte sempre.

      Responder
      • JESUS e senhor de tudo na nosas vidas a mulher estava con morajia ha muitos anos mais ela tinha uma tamnha fé que ela pençou eu vou tocar nela que eu vou ser curado naminha mente o povo daquela decada estava comtudo se eu foe da queladecada eu nem seio que serias de mim eu saberia que aqueli homem era o verdadeiro filho de Deus mais oje o povo esta com pouca fé muitas coisas acotesendo neste mundo e nos estamos vendo muitas violençias no mundo inteiro, mais eu tenho a minha fé eu rogo a jesus que omenta a minha fé nesta terra! jesus deu a vida outra veis pra esta peçoa que ja estava morta,eli eo senhor da vida não esiste outra peçoa que da a vida por todos nós;;;;;;;;;;
        OLHA AI COMO FOI A PARABOLAS DE MARCOS,(5 21 34)EVANJELHO DE (MARCOS) ( 5,21-43 )

        PUBLICADO DIA 3/01/2015 – 9:35 POR Elivaldo

        Cura+de+uma+hemorro%C3%ADssa.jpg

        Jesus voltou para o lado oeste do lago, e muitas pessoas foram se encontrar com ele na praia. Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, pedindo com muita insistência:
        – A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva!
        E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados.
        Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais. Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa, pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.” Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou:
        – Quem foi que tocou na minha capa?
        Os discípulos responderam:
        – O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso?
        Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. E Jesus disse:
        – Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.
        Jesus ainda estava falando, quando chegaram alguns empregados da casa de Jairo e disseram:
        – Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.
        Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo:
        – Não tenha medo; tenha fé!
        Jesus deixou que fossem com ele Pedro e os irmãos Tiago e João, e ninguém mais. Quando entraram na casa de Jairo, Jesus encontrou ali uma confusão geral, com todos chorando alto e gritando. Então ele disse:
        – Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo.
        Então eles começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava. Pegou-a pela mão e disse:
        – “Talitá cumi!” (Isto quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!”)
        No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados. Então Jesus ordenou que de jeito nenhum espalhassem a notícia dessa cura. E mandou que dessem comida à menina.
        GLORIA VOS SENHOR! EU PEÇO A JESUS QUE CURE MINHAS ENFERMIDADES QUE HA EM MEU
        POVO EU TE PEÇO SENHOR CURA TODAS ENFERMIDADES QUE HA EM MINHA FAMILIA,
        ENFERIDADES DO CORPO E DA ALMA DO ESPIRITO!

  11. Talita

     /  julho 20, 2014

    Deus ama todos nos!!! Como amo a Talita!!! <3

    Responder
  12. Talita

     /  julho 20, 2014

    A historia de Talita é muito linda!!!

    Responder
  13. no mundo que nos estamos temos de esta sempre con nosos coraçoes contritos no senhor jesus porque esta muito dificil de viver os paulistanos esta enfrentado uma seca muito dificil eu rezo meu rozario todas madrugadas as 4 ora juntos com bilhoes de jentes na radio imaculada conçeicão na rede milicia sat eu não estou so que estou co Deus e nosa senhora eu tenho muita fé em Deus e nosa senhora, que os paulistanos vãe te os resevatorios xeios de agua.

    Responder
  14. no mundo que nos estamos temos de esta sempre con nosos coraçoes contritos no senhor jesus porque esta muito dificil de viver os paulistanos esta enfrentado uma seca muito dificil eu rezo meu rozario todas madrugadas as 4 ora juntos com bilhoes de jentes na radio imaculada conçeicão na rede milicia sat eu não estou so que estou co Deus e nosa senhora eu tenho muita fé em Deus e nosa senhora, que os paulistanos vãe te os resevatorios xeios de agua.se Deus quiser vãe ter eu deryvaldo tenho muita fé em Deus e os anjos que estes resevatorios vão enxer e os pulistanos vão ter agua com sobra

    Responder
  15. Thalita, precisar de provar os motivos pelos quais Deus fez e sustenta sua criação é a pior das provas da ignorância de sua identidade; hoje sei porque seu nome foi inspirado justamente no termo Thalita Cumi que não por acaso deu origem 33 anos depois de seu nascimento à este comentário.
    -Shalon Adonai!!!

    Responder

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 125 outros seguidores

