O que é a corça da manhã

Corça da manhã

A corça da manhã (Aijelete-Hás-Saar)

A corça da manhã (Aijelete-Hás-Saar) é citada no Salmo 22. Alguns escritores traduzem como uma orientação, para que seja tocado o salmo conforme a melodia de “A corça da manhã”.

Quando eu leio a Bíblia fico curiosa com algumas expressões. Mesmo quando estou lendo 40 capítulos pro dia, eu faço anotações do que me chama a atenção. A Bíblia se revela a cada vez que a lemos. Sempre encontro novidades, por isso gosto de variar as versões que leio, para fzer comparações como esta aqui.

Li no título do Salmo 22 que deveria ser tocado conforme a melodia de “A corça da manhã” (Aijelete-Hás-Saar). Há poucas citações na Bíblia sobre a corça ou o cervo, conforme a tradução.

No dicionário, a corça é a fêmea do veado, uma cabrita selvagem. É um anima fácil de se imaginas. Mos o que teria de especial para ser o tema de uma canção? O que é a corça da manhã?

No site http://www.irmaos.com há a seguinte informação: Em tempos remotos a sinagoga usou este título (Aijelete-Hás-Saar) como um nome para a Shekina, que significa a glória de Deus sobre a arca. Era como um símbolo da aurora da redenção e se aplicava ao sacrifício da manha. Delitzsh, um comentarista, traduz como a “luz que precede à aurora do amanhecer, cujos primeiros raios se assemelham aos chifres de um cervo, são freqüentemente mencionados nos livros poéticos e aplicados simbolicamente ao Senhor Jesus (Cantares 2:17 e 8:14. Portanto, bem poderia ser aplicado ao Salmo 22, que cita vários animais que são inimigos do “cervo da aurora” e que o lançam ao pó da morte.

Há ainda a complementação da citação do Salmo 42:1 “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti. ó Deus, suspira a minha alma.”  Sabemos que a corça vive em um ambiente árido, por isso desenvolveu a habilidade de farejar água mesmo a quilômetros de distância. Devemos ter a mesma precisão e necessidade de encontrar a presença de Deus. Assim como os animais sofrem durante a seca, especialmente durante a manhã, para quem dormiu sedento, devemos ter o mesmo desespero por matar uma sede de muitos dias, procurando logo cedo a presença de Deus, a sua Shekina na nossa vida.

About these ads
Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Edilson R Monteiro

     /  março 14, 2011

    Só se mata a sede do espirito com a água da vida.
    O cantaro que armasena esta água é o nósso coração.
    O senhor espera que o bom filho a casa torne.
    É dificil lidae com a nóssa dualidade;carne e espirito;cada qual desejando a sua parte de origem,por isso o conflito,a carne desejando as coisas do mundo e o espirito querendo voltar para casa junto do Senhor;por isso Cristo falou que temos que aprender a viver como espirito é difisel mas é possivel,só bebendo da agua viva podemos domesticar a carne rebelde e selvagem.
    temos que multiplicar os talentos a nós confiados.
    Uma vez que o reino de Deus ja faz parte deste mundo,então os que bebem da água viva ja fazem parte da glória do Senhor. no Pai Nosso, Cristo diz:e seja feita sua vontade,ele nos mostra que a vontade do Senhor é soberana sobre tudo e todos;nossos desejos e aflições são coisas da carne,todos temos espinhos na carne,não são muitos que conseguem entender o significado da corsa e do cadinho purificando o ouro,o da corsa só entedi agora com sua explanção.
    Paz na graça de Deus.amém.

    Resposta
  2. Edilson R Monteiro

     /  março 14, 2011

    As vezes se esta tão envolvido com a obra do senhor que nem se percebe,não deixe que nada atrapalhe sua fé e nem as pedras do caminho te impessam de proseguir,o senhor confiou a ti muitos talentos,como diz o ditado popular fé em Deus e pé na tábua.
    A recompensa do verdadeiro cristão é participar.Aleluia,

    Resposta
  3. djalma.dearaujo@rotmail.com

     /  abril 24, 2012

    Li seu comentário, gostei. Não sabia o significado de corsa, agora já sei,que Deus abeçoe vc. esua casa,Amém.

    Resposta
  4. Getulio

     /  agosto 2, 2013

    gostei muito deste comentario referente a corsa, Deus, muito obrigado por este comentario e abençoe cada vez mais a quem escreveu. Amém

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 91 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: