O que é cingir os lombos?

Há alguns dias eu me perguntava o que seria cingir os lombos, uma vez que era como eu deveria estar. Pensei, orei, estudei a Bíblia e soube que se tratava de amarrar o cinto da veste. Hoje lendo um livro, encontrei uma explicação boa, vou transcrever abaixo e depois referenciar devidamente os créditos de autoria. Eis a definição do que é cingir os lombos, seu significado, seu sentido e utilidade.

Cingir os lombos representa uma preparação para o trabalho

Três mil anos atrás [...] as mulheres (e os homens) usavam roupas bem soltas. Para realizar trabalhos físicos precisavam segurar a roupa e prendê-la com um cinturão. Só assim poderiam movimentar-se livremente. Esse cinturão por cima da roupa era uma preparação necessária para o trabalho pesado e também para esforços prolongados.

O ato de cingir-se ou de prender a roupa com o cinturão era também um fator psicológico para o trabalho. Da mesma forma que colocar um avental, roupa de faxina, roupa de ginástica, roupa para pintar ou roupa para cuidar do jardim, ou até mesmo arregaçar as mangas, o ato de colocar o cinturão significava preparar-se para o trabalho. Esse ato preparatório e a roupa apropriada incentivavam a atitude de “Vamos lá!” em relação à tarefa do momento.

O cinturão é um símbolo da força mental e física que é adquirida quando se entra na arena do trabalho.

GEORGE, Elizabeth. Bela aos olhos de Deus. Campinas, SP: Editora United Press, 2002. p. 117.

Deixe um comentário

38 Comentários

  1. A paz querida,

    O Senhor tem nestes últimos dias convocado o seu povo à cingir os lombos para uma grande batalha que se aproxima.
    Não contra a carne ou contra o sangue mas, contra as milícias do maligno. Maravilhoso post.
    Continua nessa tua força.
    Bom final de semana.

    Resposta
    • sergio

       /  junho 29, 2011

      A paz do Senhor,
      ótima explicação, precisamos estarmos prontos para o trabalho na obra de Deus.

      Resposta
    • josias conserva

       /  dezembro 12, 2011

      Oi amados, a paz, tenho dificuldades de ver que essa esplicação seja simplesmente amarrar o cinto e dizer vamos lá, estamos prontos para o trabalho, creio tambem que somado a isso, existe a possibilidade, de durante o trabalho o servo levar açoites nos lombos e suportar a dor sem desistir de fazer o serviço.
      ok amado, parabens pela a iniciativa.
      abraço Deus abençoe.

      Resposta
  2. un… bom saber. E aí menina? o que falta?

    Resposta
  3. A paz minha amada irmã! Que Deus continue abençoando: e que a mesma venha estar todos os dias com os lombos cingídos com a verdade de Deus! pois estamos numa batalha não contra a carne, nem contra o sangue, mas contras hostes espírituais da maldade e que o nome de Jesus seja glorificado! irmã Helena.

    Resposta
  4. marcelo

     /  dezembro 25, 2008

    muito bom continue assim …
    me edificou muito
    até mas

    Resposta
  5. ando super curiosa pelos livros dela!
    bjkss
    tinha me perdido no endereço antigo. aí cheguei aqui e está ótimo! cheio de posts legais!
    bjkssss
    te linkei!

    Resposta
  6. To passando aqui pra te desejar um ano cheio de Paz e felicidade, onde o sobrenatural Flua de forma abundante em vc e atravez de vc…

    fique na paz abençoada

    Resposta
  7. Anne Lima

     /  janeiro 31, 2009

    Que bom que você descobriu pois eu tambem sempre li isso na Biblia e nunca pensei o que significava ate que Deus me mandou “cingir os lombos”… Entao, com sua ajuda, eu ja descobri: é hora de deixar a preguiça de lado… Abraço bem grande de quem ja ta cingindo os lombos! Paz da parte de Deus!

    Resposta
  8. Esse seu blog é muito bom de se ler. Gostaria de saber qual a possibilidade de divulgar o meu blog pelo seu blog e juntos divulgarmos e expandirmos a Palavra de Deus.Deus continue abençoando a sua vida, em Nome de Jesus.

    Resposta
  9. EXORTAÇAO À SANTIDADE

    Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelaçao de Jesus Cristo. 1PEDRO 1, 13.

    Obrigada porsua resposta!!!

    Resposta
  10. Boa explicação, fica em paz!

    Resposta
  11. Olá!

    A paz!

    Nossa, mto edificante essa sua postagem.

    Esclareci completamente minha dúvida sobre o assunto.

    Obrigada pela referência.

    Resposta
  12. Nilton

     /  abril 13, 2010

    A paz, me ajudou bastante em meu estudo, obrigado, e que Deus te abençoe

    Resposta
  13. OtAvIaNo

     /  fevereiro 20, 2011

    Valeu muito, a resposta veio de encontro com o que eu precisava . Deus continue abençoando. Pazzzzz

    Resposta
  14. Em outra palavras…Pernas prá que te quero ou vamos a luta.

    Resposta
  15. Neily Regina Saia c. souza

     /  junho 11, 2011

    Deus te abençoe, que bela definição de cingir essa! A melhor maneira de explicar, de expor o que é cingir que eu encontrei nas minhas pesquisas para um estudo de Batalha Espiritual que estou ministrando em escolha bíblica. Mãos a obra, nada de moleza!

    Resposta
  16. Leandro

     /  junho 17, 2011

    Que bom ?

    Resposta
  17. Leandro

     /  junho 17, 2011

    E também os judeus usavam os cinturões para prende as vestimentas de baixo para cima e ficavam livres para o trabalho , Deus continue te usando amêm.

    Resposta
  18. Marcos

     /  julho 19, 2011

    Gostei do trabalho…parabéns…que Deus continue te abençoando!

    Resposta
  19. Luis Carlos de Oliveira

     /  outubro 19, 2011

    A Paz do Senhor irmã. Gostei da resposta, era isso que eu estava procurando. Fui no estudo biblico ontem e fiquei em dúvida quando ao Cap. 12 de Atos do Apostolos e verso 8 onde a palavra nos diz “Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me.” – Então era isso que eu queria saber, CINGE-TE. Muito obrigado pela explicação. Sei que sobre CINGIR, SANDALIAS E CAPA tem um siginificado espiritual muito bom, cada uma dessas coisas representam algo.
    Obrigado irmã mais uma vez.

    Resposta
  20. Rbertson Jorge da Silva

     /  dezembro 5, 2011

    ESSE COMENTARIO EXPLICATIVO FOI DE MUITO BOM PROVEITO, SEMPRE PORCURE POSTAR ESSES TIPOS DE EZPLICACOES… FINA NA PAZ DO SENHOR JESUS..

    Resposta
  21. armadura espiritual e a oração do cristão para que esteja sempre preparado contra as astucias do maligno.

    Resposta
  22. berg

     /  janeiro 27, 2012

    muito boa a explicação!

    Resposta
  23. leonir

     /  maio 2, 2012

    QUE O YHWH EL OLAN(ETERNO) LHES ACRESCENTE ENTENDIMENTO QUERIDOS, E POSSAM CINGIR SEUS LOMBOS COM A VERDADE, BUSQUEM, MAS EM EL OLAN. ….. FUJAM DA BABILONIA QUERIDOS, “” O MEU POVO SABERA MEU NOME”” ** deus = zeus, jesus= iesus ** = deuses babilonicos!!!!!!! examinem…. vejam: Yermyahu / Jeremias 11:19 ( o nome seria esquecido, cortado) cuidado amados!!!!!

    Resposta
  24. Verdadeiramente estamos precisando cingir-nos para o trabalho do SENHOR JESUS.
    Eu estava procurando o significado desta palavra e achei interessante sua explicação.Que Deus lhe dê muita sabedoria espiritual.

    Resposta
  25. Marcos

     /  junho 16, 2012

    Shalom!
    Foi muito util para mim a explicacao, obrigado

    Resposta
  26. SUELLEN

     /  junho 26, 2012

    PARABENS!!! ENDIREITAR O NOSSO CAMINHO COM DEUS.

    Resposta
  27. Luisa Alberto

     /  agosto 10, 2012

    Agora sim entendi,. Espero q o senhor me dê forças para cingir o lombo, apartando me d tudo que não lhe agrada ate o ultimo dia de vida. Linda historia

    Resposta
  28. Paz a todos… e observemos que na história de Jó, Deus não havia falado a ele até um certo tempo, mas quando Deus decidiu falar com ele… é como se Ele dissesse.. Levante-se… saia desse chão… pare de lamentar… que agora vc terá uma conversa comigo… se posicione… Deus não passou a mão na cabeça de Jó… mas sim mandou que ele se posiciona-se e encherga-se como Deus estava vendo… o estava o ensinando… Assim é nós… muitas vezes nos lamentamos e ficamos debruçados em nossos problema…e nosso Pai age de jeito incomum… Ele não quer ficar se lamentando conosco… Ele quer curar.. libertar.. nos encher com a Sua presença que traz alegria… e nos posicionar como filhos do Rei… como cartas vivas.. testemunhas do evangelho e não como coitadinhos (como no estado que Jó estava) e sim que nos posicionemos e nos cingimos nosso lombo como homens maduros e não como crianças. Que Jesus abra nossas mentes para o entendimento da palavra e nos revele a cada dia sua vontade a nós. Fiquem na paz!!

    Resposta
  29. estou alegre por esta explicação, que Deus continue ye abençoando semprem a paz do Senhor.

    Resposta
  30. Jorge

     /  abril 5, 2013

    Legal a explicaçao do cingir os lombos, mas veja que Paulo estavra falando de um soldado, todas as vezes que um soldado. Colocava a couraça se esta estivesse sobre a pele causaria ate feridas e o desabilitaria paraa batalha. Porisso o soldado precisava de uma veste que o protegesse da couraça que era muito rustica por conta de seu papel assim como a justiça e dura e rustica e para exerce-la nos precisamos esta envolvidos com a verdade dai. No verso 14. de Ef. 6 dizer cingir da verdade para entao depois vestir a couraça.
    Espero ter cooperado. Com esta guerra contra o mal travada todos os dias pelos Santos de DEUS.

    Resposta
  31. Rhuan Carlos

     /  abril 30, 2013

    Graça e Paz Amada em Cristo Jesus!

    Muito clara e objetiva sua explicação que o Senhor lhe abençoe!

    Resposta
  32. PARABENS!!!!! Depois de quase trinta anos lecionando em escola biblica, fico impressionado com a nessecidade do aprendizado ; ´´e´´ diario! muito obrigado!

    Resposta
  33. ionete santos onete souto

     /  setembro 10, 2013

    obrigado Senhor pela vida dessa mulher de Deus.uma revelacao de simples entendimento paz

    Resposta
  34. wagner silva

     /  setembro 21, 2013

    otimo, me edficou, estava muito fraco,pois esta palavra me levantou.

    Resposta
  1. O que é a ARMADURA ESPIRITUAL? « Deus e a Menina

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 88 outros seguidores

